top of page

A Moda de 1900 à 1909

               

            Foi um período marcado pela ostentação e extravagância, uma características da época, era que  tudo era feito em maior quantidade que o necessário, privilegiando a forma em detrimento do conforto. A peça do vestuário feminino que mais caracteriza essa fase é o espartilho. Concebido como uma peça que proporcionava uma postura "saudável", pois através de uma pressão acentuada sobre o abdômen, fazia com que o corpo ficasse extremamente rígido , levantando o busto e jogando os quadris para trás. A saia lisa sobre os quadris se abria em direção ao chão em forma de sino, do decote jorravam verdadeiras cascatas de renda e babado, os cabelos eram normalmente presos no alto da cabeça e o inseparável chapéu se projetava para a frente da cabeça, como se fosse uma tentativa de equilibrar o peso da figura. A noite os vestidos apresentavam decotes generosos, contrastando como o corpo totalmente coberto durante o dia. Isso tudo sem mencionar as plumas usadas nos chapéus ou em volta do pescoço.

             Outra característica da época eram as cores que refletiam o grande otimismo daqueles que tinham muito dinheiro para gastar. Predominavam os tons pasteis de rosa , azul-claro, verde ou malva ou preto em pequenas lantejoulas pregadas em toda a roupa. Os tecidos mais usados eram crepe de chine, chifom, musseline e tule. Muitos vestidos de cetim eram bordados com motivos florais ou pintados à mão. A blusa era uma confecção requintada, toda adornada com pregas e entremeios. O bolero era extremamente popular, com mangas justas nos punhos e compridas o suficiente para cobrir até a metade das mãos . Outro aspecto do período, entretanto era a importância dos trajes com corte masculino. As jovens que começavam a procurar um lugar no mercado de trabalho tornavam inviável o uso de roupas complicadas. As mulheres mais abastadas usavam esses trajes em viagens ou no campo. A partir de 1908 a silhueta da mulher começou a ser redesenhada. O busto já não era tão empurrado para frente, nem os quadris para trás. As blusas ficaram mais folgadas, os chapéus ficaram maiores fazendo com que os quadris ficassem menos evidentes, efeito que era reforçado pelo elegante vestido "império".

                O  vestiário masculino consistia em uso de sobre-casaca e fraque, acompanhados de chapéu. O que se destaca na roupa masculina era o uso do colarinho, que era feito com linho branco e engomados retos em volta do pescoço.

               Os designers de moda nesta época eram Woth, Paul Poiret, Mariano Fortuny, Jacques Doucet, Jeanne Paquim, Jeanne Lanvin.

              A moda possui significados que vão além das mudanças contínuas das coleções cujas raízes estão no meio social que merecem estudos e reflexões, constitui-se de fato no meio político, econômico e cultural de uma época e manifesta-se na vida das pessoas de diversas formas, na maneira de ser e de se comportar



.

bottom of page